Série de animações “O Litoral para Crianças”

O projeto “O Litoral para crianças” consiste numa série de pequenas animações que explora diferentes aspetos da dinâmica das zonas costeiras e destina-se a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. “O Litoral para Crianças” é uma iniciativa de Ana Matias e Susana Costas do CIMA – Universidade do Algarve, em colaboração com Irene Delgado-Fernandez da Universidade de Cádis (Espanha), Carlos Loureiro da Universidade de Stirling (Escócia) e o Centro de Ciência Viva do Algarve. Os episódios são narrados por crianças cujos pais pertencem a centros de investigação da Universidade do Algarve.

A série está disponível aqui: https://youtube.com/playlist?list=PLXgQva8tPSto4mTDPL85VhoWHOOC36usA

A série tem cinco curtos episódios onde se explica o que é o litoral, qual a sua dinâmica, os vários ambientes que o compõem (destacando os que se localizam no Algarve), como é que as pessoas afetam o litoral e o que se pode fazer para protege-lo. Os vídeos e o seu conteúdo são de acesso livre, que pode ser visto com ou sem supervisionamento parental e também em contexto educativo.

 

 

As animações são uma adaptação para português e para Portugal da versão original inglesa “Coasts for Kids”, produzida em 2021, sob iniciativa da Prof.ª Irene Delgado-Fernandez, na Edge Hill University (Inglaterra). A versão original foi desenvolvida como parte de uma experiência colaborativa entre crianças e suas famílias, investigadores, professores, artistas, gestores e ilustradores. Estão previstas mais adaptações para outros países e noutras línguas.

A versão original (em inglês) encontra-se aqui: https://www.youtube.com/channel/UC_36P2CqraSgN4MS8NI7VEA

 

O projeto “O Litoral para crianças” foi apresentado na conferência internacional Commocean 2022.

 

O projeto “O Litoral para crianças” foi desenvolvido no âmbito do projeto ENLACE – Exploring new approaches to simulate long-term coastal evolution, PTDC/CTA-GFI/28949/2017, coordenado pela investigadora Susana Costas.

 

Coordenadora da equipa: Ana Matias (ammatias@ualg.pt), Investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve.

Kit Jardins de Sal

Atividade de sensibilização ambiental baseada na utilização de um kit pedagógico composto por diversos materiais e miniaturas exemplificativas dos elementos naturais que compõem os sapais de maré e que permite a realização de um conjunto de atividades experimentais. Pretende-se valorizar o património natural em zonas húmidas e comunicar acerca da dinâmica dos sapais com estudantes do 1º ciclo do ensino básico. As características das miniaturas são inspiradas na diversidade das zonas húmidas da Ria Formosa (Sul de Portugal).

A construção do kit é feita através de um conjunto de jogos e atividades relacionados com os sapais. Pretende-se incentivar alunos a compreender os processos físicos (geomorfológicos) e ecológicos que regulam a formação destes ambientes, construindo zonas húmidas e brincando com a maré, ao mesmo tempo que compreendem a sua principal ameaça – a subida do nível do mar.

 

Financiamento: Outreach and Education award by the British Society for Geomorphology and Wiley.

Coordenadora da equipa: A. Rita Carrasco (azarcos@ualg.pt), Investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve.

 

À descoberta da Ria Formosa

Atividade com duração de uma manhã até um dia, dirigida a crianças dos 8 aos 12 anos acompanhadas pelo professor, onde se abordam aspetos da dinâmica costeira dos vários ecossistemas da Ria Formosa, através do contacto direto com a natureza e atividades desenvolvidas no local.

O mar enrola na areia

“O mar enrola na areia” é uma atividade de educação informal centrada na dinâmica costeira, concebida para estudantes de 10 anos. A atividade combina conceitos e elementos da geociência costeira (vento, ondas, correntes e areia), técnicas narrativas (arco narrativo) e técnicas de dança criativa (movimento, brincar imaginativo e envolvimento sensorial). É feita uma sequência de seis exercícios, começando com a geração de ondas oceânicas ao largo e terminando com o transporte de sedimentos na praia durante condições de tempestade ou de calmaria. Os conceitos científicos são traduzidos em movimentos criativos estruturados, dentro de cenários imaginários, acompanhados por sons ou música. A atividade foi efetuada em colaboração com o Centro de Ciência Viva de Tavira, em 6 ocasiões, totalizando 112 estudantes.

A descrição e análise desta atividade está publicada em Matias et al. (2020). Geoscience Communication 3, 167-177.