CIDADÃO+ Curiosidade e Diversidade Sénior

O projeto CIDADÃO+ Curiosidade & Diversidade Sénior  alia as vertentes de ciência, cultura e comunicação para a promoção da inclusão social e literacia, com base numa aprendizagem experiencial e participação ativa. O projeto pretende também contribuir para o envelhecimento ativo, combater a solidão e proporcionar ocasiões de convívio. A edição piloto deste projeto destina-se a dois grupos da população sénior do concelho de Tavira: o grupo rural (reunido no Clube de Caça de Vale da Murta) e o grupo urbano (reunido no Centro de Ciência Viva ou na sede da Associação em Contato Tavira).

Durante a fase de implantação decorreram 22 sessões – 11 sessões com cada grupo, entre fevereiro/março de 2022 e maio de 2023. Foram abordados temas diversos, como por exemplo, plantas aromáticas, energias renováveis e água. Foram também efetuadas duas visitas: Universidade do Algarve e Estação Piloto de Piscicultura de Olhão.

O projeto encontra-se atualmente em fase de avaliação pelos participantes, análise dos resultados e elaboração de relatórios.

A versão preliminar do relatório do projeto está publicada aqui: Preliminary Report CIDADÃO+

 

 

O projeto conta com equipas de várias instituições:

 

Coordenadora da equipa: Ana Matias (ammatias@ualg.pt), Investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve.

Dar corpo às memórias

O projeto “Dar Corpo às Memórias” teve como objetivo principal a exploração de técnicas inovadoras de envolvimento com a ciência. Desenrolou-se de forma colaborativa entre os parceiros científicos (IGC – Instituto Gulbenkian de Ciência, iNOVA Media Lab), artísticos (museu da FCG – Fundação Calouste Gulbenkian) e administrativos (Câmara Municipal de Oeiras). O público-alvo, uma comunidade sénior de mulheres maioritariamente iletradas e migrantes de África, foi envolvido no projeto desde as fases iniciais, começando na própria escolha do tema – Memória. A fase de implementação do projeto consistiu num conjunto de oito sessões, ao longo de mais de dois meses, durante as quais foram abordados vários temas ligados à memória e ao cérebro. As atividades tiveram natureza diversa desde a apresentação de informação científica, narrativa de histórias da neurociência ou casos de estudo interessantes, partilha de memórias das participantes, até atividades mais interativas de estímulo ao movimento, à abstração e autoexpressão. Além das sessões que decorreram no centro de apoio a migrantes, foram também efetuadas duas visitas (ao museu da FCG e aos laboratórios do IGC) e uma apresentação pública do projeto. O projeto foi qualitativamente avaliado para identificar mudanças de consciencialização, conhecimento, envolvimento, atitude e inclusão social, com recurso à análise das notas de campo, registo de assiduidade, grupos de foco, avaliação qualitativa feita pela comunidade, narrativa do projeto feita pela comunidade e conteúdo da apresentação pública.

 

A descrição e análise desta atividade está publicada em

Matias, Dias, Gonçalves, Vicente, Mena (2021). Journal of Science Communication 20(02), A05.