Série de animações “O Litoral para Crianças”

O projeto “O Litoral para crianças” consiste numa série de pequenas animações que explora diferentes aspetos da dinâmica das zonas costeiras e destina-se a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. “O Litoral para Crianças” é uma iniciativa de Ana Matias e Susana Costas do CIMA – Universidade do Algarve, em colaboração com Irene Delgado-Fernandez da Universidade de Cádis (Espanha), Carlos Loureiro da Universidade de Stirling (Escócia) e o Centro de Ciência Viva do Algarve. Os episódios são narrados por crianças cujos pais pertencem a centros de investigação da Universidade do Algarve.

A série está disponível aqui: https://youtube.com/playlist?list=PLXgQva8tPSto4mTDPL85VhoWHOOC36usA

A série tem cinco curtos episódios onde se explica o que é o litoral, qual a sua dinâmica, os vários ambientes que o compõem (destacando os que se localizam no Algarve), como é que as pessoas afetam o litoral e o que se pode fazer para protege-lo. Os vídeos e o seu conteúdo são de acesso livre, que pode ser visto com ou sem supervisionamento parental e também em contexto educativo.

 

 

As animações são uma adaptação para português e para Portugal da versão original inglesa “Coasts for Kids”, produzida em 2021, sob iniciativa da Prof.ª Irene Delgado-Fernandez, na Edge Hill University (Inglaterra). A versão original foi desenvolvida como parte de uma experiência colaborativa entre crianças e suas famílias, investigadores, professores, artistas, gestores e ilustradores. Estão previstas mais adaptações para outros países e noutras línguas.

A versão original (em inglês) encontra-se aqui: https://www.youtube.com/channel/UC_36P2CqraSgN4MS8NI7VEA

O projeto “O Litoral para crianças” foi desenvolvido no âmbito do projeto ENLACE – Exploring new approaches to simulate long-term coastal evolution, PTDC/CTA-GFI/28949/2017, coordenado pela investigadora Susana Costas.

 

Coordenadora da equipa: Ana Matias (ammatias@ualg.pt), Investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve.